Aposentadoria por Tempo de Serviço

O QUE É
Aposentadoria por tempo de contribuição é o benefício a que têm direito a segurada da Previdência Social, aos 30 anos de contribuição, e o segurado, aos 35 anos de contribuição, independentemente de idade.


QUEM TEM DIREITO
Todo segurado ou segurada que atingir o tempo mínimo de contribuição necessário para a concessão do benefício. O segurado ou segurada que se encontrava filiado à Previdência Social em 16/12/1998 poderá requerer aposentadoria por tempo de contribuição proporcional, devendo combinar dois requisitos: tempo de contribuição e idade mínima, conforme estabelecido na legislação.


CARÊNCIA
Trabalhadores e trabalhadoras filiados à Previdência Social a partir de 25 de julho de 1991 precisam comprovar 180 contribuições mensais. Os filiados anteriormente devem comprovar o número mínimo de contribuições estabelecido na legislação.


DOCUMENTAÇÃO
A Aposentadoria por Tempo de Contribuição é um dos benefícios que podem ser aprovados
em até 30 minutos, por meio do reconhecimento automático de direitos. O segurado apresenta um documento de identificação com foto na Agência da Previdência Social, é emitido um extrato e, se as informações estiverem corretas, o benefício sai na hora.

Caso contrário, será necessário apresentar a seguinte documentação (original):

Número de Identificação do Trabalhador - NIT (PIS/ PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico).
Cadastro de Pessoa Física - CPF
Carteira de Trabalho ou outro documento que comprove o exercício de atividade e/ou tempo de contribuição.

DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
Trabalhador avulso
Certificado do Sindicato de Trabalhadores Avulsos ou do órgão gestor de mão de obra.
Contribuinte individual
Registro de firma individual, contrato social e alterações contratuais ou atas das assembleias gerais (empresário) e os comprovantes de recolhimentos de contribuição à Previdência Social.
Trabalhador rural
A documentação necessária para requerer o benefício pode ser consultada no Portal da Previdência Social (
www.previdencia.gov.br) ou pela Central 135.


CONSULTE SEMPRE UM ADVOGADO.

 1.Entenda um pouco a Previdência. 3.Aposentadoria Especial.
5.Perícia Médica.
6.Aposentadoria por tempo de contribuição. Vodê está aqui!